O que fazer quando o dente de leite cai e o outro demora para nascer?
- ciop ciop
- 25 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
🦷Quando o dente de leite cai e o dente permanente não nasce mesmo após 3 meses de espera deve levar a criança ao dentista, especialmente se a criança apresentar sintomas como dor de dente, alterações na gengiva e mal hálito, por exemplo. O dentista poderá esclarecer todas as dúvidas, dizendo o que é normal e o que deve ser tratado, conforme a necessidade.
📈Normalmente, após a queda o dente de leite, o dente permanente demora cerca de 1 mês para nascer. No entanto, se o dente de leite cair e o dente permanente não surgir mesmo após 1 ano pode ser necessário colocar uma contenção para manter o espaço necessário para o crescimento dos dentes permanentes.
👄Por que o dente definitivo está demorando para nascer?
A demora do nascimento do dente permanente pode ocorrer quando o dente de leite caiu antes do período ideal, devido a uma pancada ou presença de cáries, por exemplo. Neste caso, o dente permanente só deve surgir na época prevista, que pode variar entre os 6 e os 12 anos, dependendo do dente afetado.
6️⃣Quando a criança já passou dos 6 anos e começou a perder os dentes de leite, mas nem todos os dentes permanentes estão surgindo, devem esperar até 3 meses para levar a criança ao dentista para uma avaliação, para verificar se o germe do dente encontra-se presente ou não.
Anodontia - quando não há dente permanente
Em algumas crianças é possível que o dente de leite caia e não nasça outro dente, porque ela não possui um dente para substituição, uma situação chamada anodontia. Neste caso, é preciso o acompanhamento de um dentista.
👨👩👧Você pode suspeitar da anodontia quando existem outros casos na família e quando o dente de leite já caiu há mais de 2 anos e não vê sinal dele na boca. No entanto, em alguns casos, o dente pode estar localizado em outra região da boca e somente um raio-x panorâmico da boca poderá indicar o seu local.
Rua Maestro Paizinho 514 Sete Lagoas-MG www.ciop.
Comments